A Terapia Ocupacional por meio da aplicação de atividades cotidianas trabalha a independência diária do paciente. Utiliza-se de adaptações, quando necessário, para facilitar as tarefas do seu dia-a-dia como: alimentação, vestuário, higiene básica e elementar.

Também é função do Terapeuta Ocupacional avaliar, prescrever e confeccionar órteses de membros superiores. Prescrever e adaptar cadeiras de rodas e mobiliários.
 
Juntamente com os setores de Pedagogia e Fonoaudiologia, a Terapia Ocupacional realiza um procedimento chamado de Grupo Acesso que avalia, orienta e atende pacientes que necessitem de sistemas tecnológicos alternativos de comunicação bem como adaptações para o acesso ao computador e atividades escolares.

 

REABILITAÇÃO VIRTUAL
A Reabilitação Virtual é realizada na AACD/RS com adultos e crianças, é uma terapia complementar que favorece a coordenação motora, o equilíbrio e os aspectos cognitivos, através de jogos de videogame. Este procedimento é feito por uma Fisioterapeuta e uma Terapeuta Ocupacional.

Além de trazer benefícios significativos ao desempenho das atividades de vida diárias ao paciente a Reabilitação Virtual promove de forma divertida e lúdica a reabilitação.