A Terapia Ocupacional na AACD é especialista em Disfunção Física e Neurológica, trabalhando com as atividades de vida diária de acordo com a faixa etária e os objetivos de cada paciente. Por meio de adaptações alinhadas para cada perfil, o objetivo é a autonomia e a maior independência possível dentro das possibilidades alcançáveis. O setor de TO também realiza orientação às famílias para auxílio nas atividades do cotidiano. Além disso, trabalha adequação de posicionamento em todas as atividades de rotina como escola, transporte, trabalho.
Diferenciais de atendimento:
– atendimento individualizado, INFANTIL e ADULTO;
– atendimento multidisciplinar com áreas afins;
– grupo de AVD’s (atividades de vida diária);
– produção especializada de órteses de membro superior (desde o planejamento do uso até o período de adaptação do aparelho);
– prescrição de CR;
– prescrição de mobiliários acadêmicos;
– prescrição e confecção de adaptações para atividades de vida diária;
– adequação postural em cadeiras de rodas;
– aplicação de bandagem terapêutica;
– terapia de integração sensorial infantil;
– terapia de estimulação visual infantil.

 

REABILITAÇÃO VIRTUAL
A Reabilitação Virtual (RV) na AACD é um recurso terapêutico utilizado desde 2011. Nesse período, foram avaliados, em torno de, 300 pacientes, de todas as idades, e mais de 200 pessoas já se beneficiaram com o uso da terapia de RV como parte do processo de reabilitação.
A RV é uma ferramenta de interface na reabilitação que pode gerar altos índices de motivação no paciente, permite adaptação da terapia a diferentes quadros motores e possibilita ganhos funcionais. Na AACD, essa terapia faz uso de consoles comerciais de vídeos games e óculos de realidade virtual. Essa terapia pode atender crianças a partir de 5 anos e adultos sem limite de idade.
Diferenciais de atendimento:
– atendimento individualizado e em duplas, INFANTIL e ADULTO;
– atendimento realizado por um fisioterapeuta e um terapeuta ocupacional;
– equipamentos de alta tecnologia;
– variabilidade de jogos;
– sala adaptada, climatizada e com diferentes recursos, exclusiva para realização dessa terapia;
– foco no objetivo do paciente.