Acolher pacientes e familiares, conhecendo sua realidade e orientando-os quanto aos benefícios e políticas públicas existentes na sociedade à pessoa com deficiência física, sejam eles relacionados à reabilitação, como também à melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares.
 
Com isso, busca o fortalecimento do usuário em situação de vulnerabilidade social, através da efetivação dos direitos sociais como também acesso aos recursos da rede social de proteção e serviços, visando assim o exercício pleno de sua cidadania, potencializando autonomia em consonância com o SUAS (Sistema Único da Assistência Social) e com a resolução n° 109.
 
Neste sentido o Serviço Social atua em conjunto com a equipe multidisciplinar prestando atendimento aos pacientes e seus familiares, fornecendo também suporte para todas as áreas do Centro de Reabilitação, inclusive no que diz respeito a orientações, mediações e encaminhamentos.
 
Dentre as diversas atividades desenvolvidas pelo setor, podemos citar:
 
Entrevista Social: Análise e descrição do perfil sócio-econômico para maior conhecimento do paciente e sua família objetivando assim atendimento qualificado e melhor direcionamento da reabilitação, após entrevista, ocorre o fornecimento de caderneta de frequência obrigatória para início do tratamento.
 
Cursos de Amputados, LEA e PC: Cursos oferecidos com a equipe multidisciplinar fornecendo orientações e esclarecimentos para pacientes iniciais, objetivando proporcionar maior conhecimento acerca da patologia, melhores condições na qualidade de vida diária, encaminhamentos para rede de apoio sócio assistencial e acesso aos direitos da Pessoa com Deficiência.